- by Super Admin
- Jul 18, 2024
-- scald263714midia_destaque --div classcol-lg-12 shadow-sm sticky-element px-0 m-0 z-9 div classrounded-lg div classplayer-wrapper bg-secondary audio idmedia-263714 preloadnone controls stylemax-width100 classrounded-lg shadow-sm source srchttpsaudios.ebc.com.br3030093c96b1ea95bc7e76601d24ca53b1.mp3 typeaudiompeg audio div div div -- END scald263714 -- pQuem tem mais de 25 anos deve lembrar das propagandas de cigarro nas rdios e televises do pas, induzindo milhes de jovens ao vcio do tabagismo. J se passaram 25 anos da lei de 1996 que regulamentou a propaganda de cigarros e de bebidas alcolicas no Brasil.img srchttpsagenciabrasil.ebc.com.brebc.pngid1415450orss stylewidth1px height1px displayinline img srchttpsagenciabrasil.ebc.com.brebc.gifid1415450orss stylewidth1px height1px displayinline p pInicialmente, a restrio foi apenas de horrio, com os comerciais de cigarro sendo exibidos entre as 09 horas da noite e as seis da manh. A presidente-executiva da Comisso para o controle do Tabaco do INCA, o Instituto Nacional do Cncer, Tnia Cavalcante, relembra que as propagandas da indstria do fumo remetia o uso do cigarro a uma vida maravilhosa e feliz.p pA partir do ano 2000, uma nova lei proibiu a propaganda de cigarros em qualquer veculo de comunicao. J a proibio dessas empresas patrocinarem eventos como a frmula 1, comeou a vigorar em 2003. Em 2011, nova lei proibiu a propaganda tambm nos pontos de venda, que era o ltimo reduto da publicidade do tabaco. Porm, a especialista do INCA alerta para a necessidade de padronizar as caixas de cigarros, que ainda funcionam como propaganda.p pUm projeto de lei que padroniza as embalagens de cigarros e probe produtos com sabores, o que, segundo a especialista, facilita o incio do consumo pelos jovens, est parado na Cmara dos Deputados desde 2019, ano em que foi aprovado no Senado.p pSegundo a representante do Instituto Nacional do Cncer, Tnia Cavalcante, outra forma que a indstria encontra para seduzir os jovens por meio de blogueiros e influenciadores digitais, que estimulam o consumo de cigarro nas redes. p pEm relao ao lcool, a legislao ainda considerada permissiva pelos especialistas, pois s restringe o horrio de exibio das peas de publicidades para bebidas com teor alcolico acima de 13 graus, o que exclui cerveja e vinhos das restries. Nesse sentido, tramitam no Congresso Nacional propostas que buscam proibir propagandas de bebidas alcolicas nos meios de comunicao.p Sade Braslia Nadia Faggiani Beatriz Arcoverde Lucas Pordeus Leon - Reprter da Rdio Nacional tabagismo embalagens de cigarros span classdate-display-singlequarta-feira, 14 Julho, 2021 - 1548span span classhms hms-format-m-ss259span